segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Salon Line - alisamento/relaxamento


Salon Line, é líder em químicas de transformação - alisamento/relaxamento -      no Brasil (hidróxidos).
Muita gente usa o produto em casa, já que o mesmo pode ser adquirido em qualquer perfumaria, porém é para uso profissional ou que ao menos, o prodecimento seja feito por profissionais com formação específica.         
Antes de entrar para a área da beleza, eu alisava meu cabelo sozinho com Salon Line, o resultado não foi nada satisfátorio mas como eu queria muito alisar o cabelo, reapliquei o alisante 5 vezes em poucos meses, com isso meu cabelo ficou todo quebradiço e nunca consegui alisar. Parei de usar Salon Line, desprezando a marca pelos resultados indesejados no meu cabelo.                                                                                    
Depois, quando ingressei na área, tive a oportunidade de participar dos treinamentos promovidos pela Salon Line (para cabeleireiros), e aprendi a usar corretamente o alisante para obter o resultado desejado. 
Não é tão simples o processo de alisamento/relaxamento, por isso, não tente aplicar o produto sozinho procure um profissional, evitando assim intercorrências.

Antes do relaxamento, observamos algumas características do fio:
Densidade: quantidade de cabelo (importante para a quantidade de produto)
Elasticidade: determina a resistência do fio; um cabelo saudável apresenta boa elasticidade (o fio se estica um pouco além do tamanho normal e volta sem se quebrar). Cabelo sem elasticidade ou com elasticidade excessiva, é frágil e se quebra com facilidade.
Porosidade: determina a saúde do cabelo, quanto mais poroso o fio estiver, mais ressecado e áspero ele se apresenta. Um cabelo poroso absorve com mais facilidade a química e o cabelo saudável é mais resistente sendo necessário maior tempo de pausa nos procedimentos químicos.
Textura: mostra se o cabelo é liso, ondulado ou cacheado; também determina a espessura do fio: fino, médio ou grosso. (necessário para escolher a química e saber a "força" do alisante).

Na prática, o fator determinante que revela se o cabelo está em condições de passar pelo processo de transformação é o Teste de Mecha. Separamos mechas do cabelo e aplicamos o produto para análise. 
Passando pelo teste de mecha, vem outro passo importante: 
Proteção do couro cabeludo: Essa parte muitas vezes é pulada, mas não são raros os casos de ardência e feridas no couro cabeludo. A proteçaõ deve ser feita na cabeça inteira e também nuca, testa, orelhas etc..
já fiz aqui no blog indicação do protetor da Salon Line... 

Por que é necessário ficar alguns dias sem lavar o cabelo antes do relaxamento?
a oleosidade do couro cabeludo auxilia na proteção do mesmo, sendo que, não dispensa o protetor do couro. 

Outro ponto a observar, é o espaço entre o produto aplicado e o couro, que em média deve ser de 0,5 cm à 1cm, ou seja, nunca aplicar o alisante direto na cabeça, mesmo estando devidamente protegido.
No caso dos retoques (3 a 4 meses), nunca aplicar o alisante aonde já foi feito o alisamento/relaxamento, passar o produto somente na parte crescida do cabelo.
É importante tratar sempre o cabelo antes, durante e após a química, garantindo assim cabelo forte, saudável e apto para novos procedimentos químicos.

Essas dicas são relevantes, porém para alisar o cabelo é necessário técnicas de aplicação que somente cabeleireiros com formação na área possui.

Se você tem uma dúvida, crítica ou sugestão, deixe seu comentário!
por Yes

Nenhum comentário:

Postar um comentário